sexta-feira, janeiro 26, 2007

Bloco de Esquerda acusa blogue do 'não' de dar voz à extrema-direita

Que engraçado...
O Bloco é que está nervoso e furioso, mas eles é que não respondem à acusação. Invocar outros nomes que colaboram no blog não significa que os dados apontados pelo Bloco não existam... Mas, pelos visto não se importam (ainda que de forma inconsciente), de se ver associados aos dados apontados.
Foi-lhes dado a conhecer os factos, tiveram hipótese para corrigir algo de que até admito não terem conhecimento até então, mas resolveram contra-atacar. Nada de nervosismo, furioso, portanto...

Guilherme Rietsch Monteiro


Bloco de Esquerda acusa blogue do 'não' de dar voz à extrema-direita

"Ridículo"

Susete Francisco



O Bloco de Esquerda acusou ontem o Blogue do Não de promover ligações a sites com conteúdos de natureza fascista. "Uma cortina para ligações a artigos e sites de dirigentes da extrema-direita" foi a forma como a deputada bloquista Helena Pinto definiu o Blogue do Não, que diz estar a dar voz a "algumas das vozes mais extremistas da sociedade portuguesa".

Afirmações feitas numa carta aberta dirigida pela deputada ao director de informação da Rádio Renascença, Sarsfield Cabral, que não sendo um dos 27 autores, participa naquele blogue a título de colaborador especial. Na missiva, ontem tornada pública em conferência de imprensa, no Parlamento, a deputada diz ter visto com "estranheza" a colaboração de Sarsfield Cabral com um site que diz estar a dar voz "a pessoas que pregam o ódio em vez da tolerância, o racismo em vez da democracia, a violência em vez da liberdade". Uma situação que qualifica como "incompatível com um debate sereno". "Sei que será o primeiro a perceber a gravidade da participação de elementos neo-nazis como porta-vozes de uma campanha que se quer esclarecedora", refere a carta da deputada bloquista.

Em causa está o facto de o Blogue do Não inserir, numa coluna onde lista os sites "alinhados" pela defesa do não ao aborto no próximo referendo, um outro blogue, denominado Pela Vida - no qual "uma rápida leitura demonstra que é mantido pelos dirigentes da Frente Nacional, a organização que congrega a maioria dos neo-nazis nacionais", acusa o Bloco.

Entre os colaboradores do Pela Vida está Pedro Guedes, cabeça de lista do Partido Nacional Renovador (PNR) nas últimas eleições europeias e, refere o BE, "um dos promotores do blogue nazi Último Reduto". Outro dos autores do Pela Vida assina como "camisa negra" - sendo que o perfil deste blogger dá acesso a um outro site, intitulado Fascismo na Rede. O BE questiona ainda que textos do Blogue do Não recomendem a leitura de artigos de Pedro Guedes.

"Estou certa que não apoia esta ligação sinistra aos blogues geridos por dirigentes da Frente Nacional e do PNR", referiu ontem a coordenadora da campanha do BE pelo "sim" no referendo, desafiando Sarsfield Cabral a "uma demarcação de tão reprovável companhia". Na missiva, o BE não deixa de fazer referência à posição da Renascença no referendo ao aborto: "Respeito a sua escolha, no sentido de definir uma linha editorial pelo "não". Sei que a rádio manterá a sua responsabilidade informativa."
As críticas do Bloco mereceram ontem uma reacção de Sarsfield Cabral, na antena da Rádio Renascença. "Tudo isto é ridículo", sustentou, referindo que o BE mostra "uma fúria persecutória lamentável". "A título pessoal, colaboro com o Blogue do Não e participei no lançamento de uma colectânea de textos que apareceram no blogue. E fi-lo porque o Blogue do Não é moderado, tolerante, nada radical", acrescenta o jornalista. Evocando a presença de nomes como Matilde Sousa Franco ou Maria do Rosário Carneiro no lançamento do livro Blogue do Não, Sarsfield Cabral conclui: "Não me parece que sejam de extrema-direita. Aliás, se há alguém extremista aqui é o BE, de extrema-esquerda."

Contactado pelo DN, Jorge Ferreira, dirigente da Nova Democracia e um dos 27 autores do blogue, atribui as acusações do BE a nervosismo. "No dia em que se soube, de acordo com as últimas sondagens, que o "não" subiu 13 pontos e o "sim" desceu, é natural que o BE esteja nervoso e comece a dizer disparates", afirmou, acrescentando que o "nervosismo é inversamente proporcional à convicção na vitória".

O Blogue do Não - que vai dar uma conferência de imprensa para responder ao BE - conta, além dos 27 autores, com a colaboração de nomes como Bagão Félix, Jorge Miranda ou Kátia Guerreiro.

Sem comentários: