segunda-feira, janeiro 29, 2007

José Sócrates apela à participação no referendo ao aborto

Iniciativa da Juventude Socialista em Guimarães
José Sócrates apela à participação no referendo ao aborto
28.01.2007 - 19h47 Lusa



O secretário-geral do PS, José Sócrates, pediu hoje aos eleitores portugueses para que votem no referendo sobre o aborto, argumentando que “não se pode deixar que sejam outros a decidir por nós”.

O dirigente socialista e primeiro-ministro falava num debate com jovens no Centro Cultural Vila Flor, durante uma iniciativa da Juventude Socialista, inserida na campanha para o referendo sobre a interrupção voluntária da gravidez e em que participou o líder da organização, Pedro Nuno Santos.

Salientando que há 30 anos que defende a alteração da lei, para acabar com a criminalização das mulheres, Sócrates disse que, se o “sim” ganhar, as mulheres que optam por abortar, “em vez de enfrentarem a polícia ou o procurador no tribunal, podem recorrer ao conselho médico, nos serviços de saúde, ou ao apoio de uma assistente social, na Segurança Social”.

Proposta dará lei equilibrada

O primeiro-ministro considera que a proposta que será votada em referendo resultará “numa lei equilibrada”, à altura dos nossos tempos e que resultou num amplo consenso social noutros países europeus e nos Estados Unidos”.

José Sócrates referiu que a legislação em vigor mantém “a chaga social do aborto e o drama das mulheres que o fazem clandestinamente”, frisando que, “embora a questão cause naturais dilemas morais, ninguém tem o direito de impor o seu ponto de vista aos outros nesta matéria”.

Apelou ao respeito pelos cidadãos que defendem o “não”, dizendo que “têm igual direito em democracia de defender a sua opinião e de votar em conformidade”.

“O voto no referendo contribui para a consolidação de uma democracia madura e responde aos desafios da democracia directa que hoje se colocam”, declarou, acentuando que o referendo dá oportunidade ao povo para se pronunciar.

Sem comentários: